06/11/2013

Assembleia rene mais de 100 trabalhadores

Foi realizada na noite desta terça-feira (05/11) uma Assembleia Geral, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul, para tratar do resgate da correção monetária sobre os depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), não aplicada desde 1999. A assembleia contou com a participação do advogado Doribio Grunevald - que presta assessoria jurídica para o Sindicato.

As contas do FGTS são corrigidas monetariamente pela Taxa Referencial (TR), mais juros. O que está em discussão é o fato de que a TR não recompõe totalmente as perdas dos valores depositados nas contas porque apresenta, desde 1999, índices negativos (abaixo da inflação). O DIEESE estima que as perdas sejam em torno de 48,30% (comparando os índices da TR com os índices do INPC). O percentual varia de acordo com a movimentação na conta do FGTS pelo trabalhador.

Os que têm direito à reposição das perdas são os trabalhadores com vínculo empregatício vigente no período das diferenças (1999 até agora). As contas vinculadas ao FGTS são gestadas Caixa Econômica Federal.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul orienta e reforça à categoria que os trabalhadores metalúrgicos do Rio Grande do Sul já estão abrangidos por ações coletivas movidas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio Grande do Sul (FTM/RS). Ou seja, o Sindicato não orienta aos trabalhadores que entrem com ações individuais. É importante salientar que nenhum trabalhador no Brasil ganhou alguma ação ou recebeu as diferenças. Não se tem um acordo ou até mesmo uma decisão judicial sobre o assunto o que vai demorar a se definir.

A Assembleia deliberou que o Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul não vai entrar com nenhuma ação individual. Da mesma forma, nenhum dos trabalhadores presentes optou em entrar com ação judicial individual.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos.