07/10/2013

CUT Regional promove seminrio voltado sade dos trabalhadores

Frum Sade do Trabalhador: programao

O Seminário Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora ocorre no dia 16 de outubro de 2013, das 8h30 às 17h30, no Auditório do Sindicato dos Bancários (Rua 7 de Setembro, 489, 3º piso – Santa Cruz do Sul). O evento, organizado pela CUT Regional dos Vales do Rio Pardo e Jacuí, tem os seguintes objetivos:

• Conhecer a realidade, através de depoimentos, da percepção dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras sobre acidentes de trabalho, adoecimentos, motivos de afastamento do trabalho, incluindo o assédio moral e o sofrimento psíquico decorrente da pressão por produtividade;
  • Analisar e debater o funcionamento das novas perícias do INSS, a emissão de CATs, o nexo técnico epidemiológico, o SAT/FAP;
  • Fazer um diagnóstico da rede de atenção à saúde do trabalhador e da trabalhadora e de vigilância nos locais de trabalho: o papel do CEREST/SUS, da rede de atenção básica, da PET Vigilância e da UMREST;
  • Criar um Fórum Intersindical Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para elaboração de ações permanentes de políticas de saúde do trabalhador e da trabalhadora, qualificar o controle social, participar de grupos de estudos e incentivar as pesquisas acadêmicas;
  • Preparação para a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de 2014.

Durante o evento serão discutidas temáticas atuais que envolvem as políticas de saúde do trabalhador, dentre elas: o novo modelo de perícias médicas do INSS – com a presença de Alfredo Gonçalves (representante da CUT no Conselho Estadual de Saúde) e Cláudio Augustin (presidente do SINDSEP e Conselheiro Estadual de Saúde); Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (UNISC) – com a presença da Profª. Drª. Suzane Beatriz Frantz Krug (Membro do Departamento de Enfermagem e Odontologia/Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Tutora Acadêmica do PET Vigilância em Saúde); e a atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) dos Vales e o papel do SUS – com as presenças da Dra. Adriana Skanvetsakis e de Adriana B. Almeida (Médica do Trabalho e Coordenadora do CEREST Vales, respectivamente). Os públicos-alvo do evento são: sindicalistas, profissionais dos serviços de saúde pública e privada,  pesquisadores(as), acadêmicos(as) e comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo fone: (51) 3056-2351 ou pelo e-mail: sindibancarios@sindibancarios.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos.