24/06/2013

Agrimec paralisada em Santa Maria

Campanha 2013: Agrimec  paralisada

Diretores de Santa Cruz: apoio

A Campanha Salarial Unificada 2013 dos Metalúrgicos da CUT/RS está em andamento desde o dia 25 de abril. As mobilizações regionais seguem em todo Estado. Na manhã dessa segunda-feira (24/06) o Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Maria realizou uma paralisação na empresa Agrimec. A atividade teve início às 5h30min e se estendeu durante toda a manhã com a participação de aproximadamente 300 trabalhadores. Nem o frio intenso e a chuva impediram que os trabalhadores lutassem pelos seus direitos na porta da fábrica. Diversas entidades sindicais apoiaram a mobilização, dentre as quais: Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul, Sindicato dos Vigilantes de Santa Maria, Sindicato dos Rodoviários de Santa Maria e Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires. Apesar da força do movimento não houve acordo por parte da empresa que não se manifestou nem recebeu o Sindicato para negociação. Uma assembleia entre os trabalhadores está marcada para a próxima semana. Sindicato e trabalhadores querem a inflação mais o ganho real.

Segundo um dos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul, Paulo Bachmann, a paralisação foi de grande valia. "O que era para durar uma hora se estendeu por toda manhã. A mobilização teve 100% de aproveitamento mesmo o patrão não se manifestando. Apoiamos os companheiros nessa luta", ressaltou.

Importante: As negociações da Campanha Salarial Unificada 2013 estão travadas e ainda não há nenhuma proposta concreta que contemple a pauta de reivindicações proposta pelos trabalhadores. É importante salientar, ainda, que além do reajuste e do piso salarial estão em voga cláusulas sociais como: alimentação saudável (produção agroecológica), auxílio creche, garantia de acesso ao local de trabalho pelas entidades sindicais, dentre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos.