19/04/2013

Dia Nacional de Mobilizao da CUT: Mller paralisada

Para marcar o Dia Nacional de Mobilização da Central Única dos Trabalhadores (CUT)/Dia Nacional de Luta, a Regional Centro da Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio Grande do Sul - composta pelos Sindicatos de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Santa Maria, Charqueadas e Cachoeira do Sul, realizou um ato na empresa Müller, em Venâncio Aires.

A Regional Centro escolheu Venâncio Aires pelo fato de ser um município mais central. Por outro lado, a empresa Müller foi escolhida por apresentar alguns problemas internos que poderiam ser resolvidos pela atividade. O movimento ocorreu em todo País e reuniu diversas categorias unidas pelos direitos dos trabalhadores. A atividade de mobilização é resultado da Marcha à Brasília que definiu a pauta de reivindicações. Dentre as pautas pode-se citar: 40 horas semanais, fim do fator previdenciário e contrato coletivo nacional, entre outras bandeiras.

A empresa onde se realizou o ato – Müller Estruturas Metálicas e Sistemas de Armazenagem, tem cerca de 100 funcionários e foi escolhida por ter mais itens a serem regularizados:

- Atraso no pagamento do FGTS;

- Atraso nos pagamentos;

- Décimo terceiro atrasado;

- Banheiros individuais sem privacidade;

- Atestados médicos.

A manifestação contou, ainda, com a participação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Vestuário de Santa Cruz do Sul e do CPERS/Sindicato 18º Núcleo (Santa Cruz do Sul).

Foi definido um grupo de representantes das entidades e sindicatos participantes para formar a mesa de negociação. Esses foram recebidos pela gerente administrativa, pela advogada e pelo diretor industrial da empresa. O diretor Leandro da Silveira, representando o Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires, havia feito contatos anteriormente o que se intensificou ainda mais com a mobilização porque a união dos trabalhadores faz a força.

Gilberto Saraiva, coordenador da Regional Centro, reforçou a importância da saúde, da moradia e das condições de trabalho para a classe trabalhadora. “Essa manifestação fez parte do Dia Nacional de Mobilização da CUT e escolhemos essa empresa por ter irregularidades graves. Não estamos aqui para brigar, mas sim para defender os direitos da categoria e para negociar”.

Os representantes da Müller Estruturas Metálicas e Sistemas de Armazenagem receberam as criticas e se comprometeram em solucionar as problemáticas, além de formar uma Comissão de Representação dos Trabalhadores dentro da empresa.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos.