09/03/2021

LULA LIVRE: Fachin anula todas as acusaes de Lula pela Lava Jato

O ministro Edson Fachin anulou nesta segunda-feira (8) todas as decises do ex-juiz Srgio Moro e da juza Gabriela Hardt contra o ex-presidente Lula e remeteu as aes para a Justia do Distrito Federal. Com essa deciso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) devolveu os direitos polticos de Lula que poder se candidatar a presidente em 2022.

Fachin declarou a incompetncia da 13 Vara Federal de Curitiba para julgar quatro processos que envolvem o ex-presidente Lula no mbito da Operao Lava Jato, que perseguiu at conseguir prender Lula, sem crime e sem provas, para impedi-lo de se candidatar nas eleies de 2018.

Os quatro processos que voltaram para a Justia do Distrito Federal so o caso do trplex, o do stio de Atibaia, o do Instituto Lula e o de doaes para o instituto.

Na deciso, Fachin declara a "nulidade" dos atos decisrios, inclusive do recebimento das denncias contra Lula e afirma que caber ao "juzo competente [a Justia do DF] decidir acerca da possibilidade da convalidao dos atos instrutrios", ou seja, de depoimentos e de coleta de provas.

* Com informaes de CUT/RS.