03/08/2018

Campanha Salarial 2018: Acordo da Metalurgia est fechado

Foi realizada na ltima tera-feira (31/07/18) a Assembleia Geral da Campanha Salarial 2018. O Acordo da Metalurgia est fechado e o da Reparao ainda permanece em negociao. Confira:

REAJUSTE METALURGIA (1 de maio de 2018 a 30 de abril de 2019)

Vimos pela presente informar que as reunies realizadas entre as Comisses do SINMETAL e dos Sindicatos Profissionais, coordenados pela Federao dos Metalrgicos da CUT mais a audincia de mediao realizada junto a Seo de Dissdios Coletivos do TRT da 4 Regio, resultaram exitosas, culminando com as clusulas abaixo relacionadas e que esto sendo aprovadas pelas assembleias dos trabalhadores, nos respectivos sindicatos. Destacamos a seguir os principais parmetros e alteraes na Conveno Coletiva de Trabalho anterior:

1) REAJUSTE SALARIAL:

a) a partir de 1 de julho de 2018, reajuste salarial de 2,30% (dois inteiros e trs dcimos por cento), limitado a um acrscimo mximo de R$ 138,00 (cento e trinta e oito reais) sobre o salrio mensal e de R$ 0,63 (sessenta e trs centavos) sobre o salrio-hora;

2) SALRIO NORMATIVO:

a) A partir de 1 de julho de 2018, salrio normativo de R$ 1.225,43 (um mil e duzentos e vinte e cinco reais e quarenta e trs centavos) por ms (220 horas), para vigorar a partir da admisso do empregado;

b) a partir de 1 de julho de 2018, salrio normativo de R$ 1.310,75 (um mil e trezentos e dez reais e setenta e cinco centavos) por ms (220 horas), para vigorar a partir do dia 1o do ms imediatamente seguinte quele em que o empregado completar 90 (noventa) dias no emprego;

c) a contar de 1 de maio de 2018, salrio normativo ao aprendiz, contratado na forma do Decreto n 5.598, de 1.12.2005, no valor de R$ 4,34 (quatro reais e trinta e quatro centavos) por hora; e

d) os salrios normativos permanecem desvinculados no Piso Regional Estadual estabelecido pelo Governo do Estado, sendo revistos somente em 1 de maio de 2019.

3) ABONO/PRMIO:

Ser concedido um abono equivalente a 3,33 dias de salrio, sendo 1,665 dias do ms de maio de 2018 correspondente 12 horas e 15 minutos e 1,665 dias do ms de junho de 2018 correspondente 12 horas e 15 minutos, observando como base de incidncia o salrio resultante da aplicao da Conveno Coletiva anterior, a ser pago na folha de pagamento do ms de julho de 2018, limitado ao valor mximo de R$ 666,00 (seiscentos e sessenta e seis reais). Este valor representa a quitao das diferenas salariais relativas aos meses de maio e junho de 2018.

4) DIFERENAS:

As diferenas remuneratrias de maio e junho sero satisfeitas na folha de pagamento de salrios do ms de julho ou no mais tardar em agosto de 2018, sem qualquer nus para as empresas.

5) MENSALIDADE:

O valor da mensalidade ser reajustado somente para os trabalhadores do setor metalrgico. O valor ser de R$41,00 (quarenta e um reais) a parit de 1 de agosto de 2018.

6) REPARAO DE VECULOS:

O sindicato Patronal retirou a proposta j colocada em mesa. Portanto, continuam as negociaes.

GILBERTO DE MORAES SARAIVA
Presidente do Sindicato